27 de jul. de 2010

OS CINCO PARÂMETROS:


  • Configuração das Mãos
  • Pontos de Articulação
  • Orientação
  • Movimento
  • Expressão Facial e/ou corporal

Sinais

Os sinais é formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros.

Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros:

- Configuração das Mãos


São formas das mãos, que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros), ou pelas duas mãos do emissor ou sinalizador. Os sinais APRENDER, LARANJA e ADORAR têm a mesma configuração de mão.

 
Configuração das Mãos (CM)
Pontos de Articulação (PA)
Movimento (M)

- Ponto de Articulação

É o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal (à frente do emissor). Os sinais TRABALHAR, BRINCAR, CONSERTAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECER, APRENDER e PENSAR são feitos na testa.

 
- Movimento

Os sinais podem ter um movimento ou não. Os sinais citados acima tem movimento, com exceção de PENSAR que, como os sinais AJOELHAR, EM-PÉ, não tem movimento.

- Orientação

Os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar idéia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal, como os sinais QUERER e QUERER-NÃO; IR e VIR.


- Expressão facial e/ou corporal

Muitos sinais, além dos quatro parâmetros mencionados acima, em sua configuração tem como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais ALEGRE e TRISTE. Há sinais feitos somente com a bochecha como LADRÃO, ATO-SEXUAL.


Exemplo de parâmetro:


Fonte: LIBRAS em contexto (FENEIS)
Fonte das imagens: Google

38 comentários:

  1. Parabéns! Material muito bom para aprendizes de libras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual parâmetro corresponde à posição/formato que a mão exerce na hora de executar os sinais?

      Excluir
    2. esses são o conteúdos certos para quem está conhecendo essa lingua maravilhosa chamada LIBRAS .estou gostando ainda um pouco ´´travada" mas vou fazer o meu melhor.

      Excluir
    3. esses são o conteúdos certos para quem está conhecendo essa lingua maravilhosa chamada LIBRAS .estou gostando ainda um pouco ´´travada" mas vou fazer o meu melhor.

      Excluir
    4. Estou chegando agora,mas amei o material.....

      Excluir
  2. Olá Professora Rayanne.
    Sou Professor da Escola referência em Educação de Surdos em Belém/ Pará "Astério de Campos", sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Admiro muito seu trabalho, parabéns pela dedicação e sucesso.
    Michel Corrêa Siqueira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog, e pela sua dedicação e esforço. Que Deus te abençõe sempre.
    Abraços Edna Carneiro Martins (ednabinho@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Sou acadêmica em Licenciatura Educação do Campo (UFPEL), gostei da explicação, me ajuda muito com os trabalhos da disciplina.Cleida

    ResponderExcluir
  5. olá Rayanne!
    Muito interessante seu blog, tem inúmeras informações, e está servindo de apoio ao nosso curso, também sou acadêmica do curso de Educação do Campo (UFPEL) e estou adorando conhecer um pouquinho mais sobre a Lingua de Sinais (LIBRAS).

    Eliane - Três Passos - RS.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Sou professora do AEE e estou realizando o curso básico de Libras. É uma língua fascinante. Obrigada por postar os parâmetros. Carinhosamente, Naninha- Dom Silvério-MG

    ResponderExcluir
  7. OLà!professora Rayanne...sou ouvinte,mas tenho irmão surdo,faço o curso para intérprete,entrei na sua pàgina para estudar sobre configuração de mão.Parabéns preciso aprender muito.Carinhosamente Neidinha

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sou professor de Ed. ficisa. pois tava fazendo no curso de Instrutor de surdos, aprendi simplesmente, queria estudar mais profundamente.. achei no seu site que explicando bem claramente, muito bom! parabéns por esforçar! abraço.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom parabéns, sou aluno do Prof. Fernando Portes aqui em Minas e gostei muito do seu blog.
    Abraços.

    Baroni.

    ResponderExcluir
  10. mto bom....divulguei seu blog no meu grupo de lingua de sinais do face...
    Aprendi um pouquinho mais por aqui..valeu ;)

    ResponderExcluir
  11. Ótimo. Apendo libras com muita dificuldade, mas não desisto. Vou as aulas 1 vez na semana, é pouco. Pesquiso muito. Meu desejo é de ser intérprete, sou professora 1. E há uma carência grande nas redes de ensino. Obrigada pelo empenho.

    ResponderExcluir
  12. Para mim, suas informações foram de grande valia, pois estou no início de um curso básico de libras.
    Um abraço.

    Rosângela Leite.
    zanafachinello@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Continue sempre assim dedicada ! No mundo em que vivemos , precisamos de pessoas como você , com sua capacidade e dedicação. Muito obrigada !
    Candidafiona@hotmail.com

    Cândida Galgânea.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado! Será útil para prova que tenho, muito bom...

    ResponderExcluir
  15. Perfeito e bem ilustrado o conteúdo! Excelente e rico material!

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante e util, essas informações. Estou fazendo Pedagogia e uma das materias é LIBRAS, estou apaixonada, espero poder continuar estudando, nao é facil, é dificil como qualquer outro idioma, mas com materias como essa, vamos em frente

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante e util as informaçoes. Estou fazendo Pedagogia e uma das materias e LIBRAS. Estou apaixonada, espero no proximo ano fazer um curso oficial. É dificil como qualquer outro idioma, mas com materias explicativas como essas, vamos em frente

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite, sou estudante em licenciatura de Educação física e meu maior interesse e lecionar em instituições de preferencia que eu possa aplicar atividades de recreação infantil e nesse semestre estou estudando libras, simplesmente estou apaixonada, estou lendo muito e tenho que fazer um trabalho onde eu aplique 5 exercícios dentro do Momento Didático-Pedagógico: O Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras. Voce poderia me ajudar? li seu blog e artigos e achei sensacional, se tiver pelo menos umas duas atividades mais usadas e que eu possa aplicar, estarei muito grata. Gostaria de esclarecer que tudo é muito novo para mim, mas tenho muito interesse em aprender e apesar de termos algumas dicas na faculdade quero aprender algo novo para crescermos juntos e vi que suas dicas aqui são excelente sua experiencia é muito grande e muito importante para todos envolvidos aqui,nós que estamos começando agora, temos muito o que aprender.
    Desde ja obrigada! e-mail patriciacorretoraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu sou canhota,porém também consigo utilizar a direita para vários sinais,mas tenho mais dificuldade com a mão direita. Não tem problema usar a esquerda? As pessoas que estão lendo libras não tem dificuldade pra ler os sinais feitos com a mão esquerda?

    ResponderExcluir
  21. Precisava descrever as palavras caneta ,borracha ,escola e apontador alguém poderia me informar, é para um trabalho

    ResponderExcluir
  22. Obrigada!
    Seu material é ótimo, parabéns....

    ResponderExcluir

Peço que não use palavrões, palavras ofensivas ou desrespeito.
Não esqueça de deixar o link de seu blog, para que eu possa retribuir a gentileza. Obrigada por comentar!!!